Ponta Negra - Natal - RN

Ponta Negra - Natal - RN

sábado, 12 de dezembro de 2015

JOÃO PESSOA - PARAÍBA
Parte I

A charmosa capital do estado da Paraíba, é uma excelente base para férias pelo Nordeste do Brasil.

Sua localização privilegiada permite que o turista visite, com facilidade, os estados de Pernambuco, ao sul e, ao norte, o estado do Rio Grande do Norte. As distâncias entre João Pessoa e as capitais destes 2 estados (Recife e Natal), seguindo pela BR-101, são de 120 km e 188 km respectivamente.
Com águas de temperaturas mornas durante todo o ano, as praias da capital paraibana são classificadas como próprias para banho e, recentemente, a orla paraibana foi considerada a mais bela do Nordeste, segundo a conceituada Revista Viagem e Turismo http://www.oconciergepb.com.br/trade-news/orla-de-joao-pessoa-e-a-mais-bonita-do-nordeste/. Além disso, as águas são, em boa parte do tempo, tranquilas e as crianças podem se divertir bastante.

E a pergunta que provavelmente você irá fazer: Mas Cris, só tem praia? A resposta é não. Veja abaixo, separado por tópicos, o que você poderá fazer com seus filhos na bela e acolhedora João Pessoa.


Foto: Site da PBTUR 
http://www.destinoparaiba.pb.gov.br

O QUE FAZER

Parque zoobotânico Arruda Câmara (Bica)
É um parque no centro da cidade de João Pessoa que abriga várias espécies da flora e da fauna, com remanescentes da Mata Atlântica.
É popularmente conhecido como Bica, devido a uma fonte natural de água potável que há no seu centro..
Conta com um parquinho com brinquedos para as crianças se divertirem
A Bica também é excelente para fazer um piquenique com os pequenos, e para relaxar em meio a natureza, através de trilhas e alamedas.
O local conta com estacionamento e funciona de terça a domingo, das 08 h às 16 h.
A entrada custa R$ 1,00 (isso mesmo, 1 real) por pessoa.

Com João Pedro na área dos primatas

João Pedro e a Capivara
em uma das trilhas da Bica

Centro Histórico
O centro histórico traz uma riqueza cultural e arquitetônica que abrange várias épocas e estilos, com seus sobrados, praças, casarios coloniais e igrejas seculares, como a icônica Igreja de São Francisco, e sendo por isso, considerado o principal acervo arquitetônico da Paraíba.
Vale a visita, principalmente pelo aspecto histórico, como fonte de aprendizado in loco para as crianças e pela beleza das edificações e do conjunto arquitetônico como um todo. É uma viagem no tempo.
Uma curiosidade: João Pessoa, diferente das demais cidades litorâneas do país, não teve seu início pelo mar, mas pelo Rio Sanhauá que também está no centro histórico da cidade.
É no centro de João Pessoa que você também encontrará vários dos cartões postais da cidade, como a Lagoa do Parque Solon de Lucena que oferece um espetáculo especial na primavera, com a floração dos Ipês Amarelos.
Não deixe de conhecer!


Centro Histórico de João Pessoa  com Rio Sanhauá ao Fundo
Foto: www.turismoemfoco.com.br


Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a proposta da Estação Cabo Branco é levar cultura, arte, ciência e tecnologia de forma gratuita à população e aos turistas.
Além disso, oferece uma das mais belas vistas da orla de João Pessoa (opinião pessoal).
O fim de tarde é agradabilíssimo e espaço ao ar livre é o que não falta para as crianças brincarem e gastarem energia.
Horário de Funcionamento: 
De terça a sexta, das 9 h às 21 h
Sábados e domingos, das 10 h às 21 h
Entrada: Gratuita

João Pedro batendo um papo
com o Einstein da Estação Cabo Branco




Na próxima postagem, dando continuidade "ao que fazer" em João Pessoa, trarei informações sobre as praias, incluindo o belíssimo litoral sul.

BOA VIAGEM!




terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Documentação

Bom dia,

Hoje trago informações sobre a documentação dos pequenos.



Um dos itens fundamentais para evitar dores de cabeça já na saída, diz respeito a documentação de todos, em especial das crianças.

VIAGENS NACIONAIS

Caso sua viagem seja no âmbito nacional, a documentação necessária é o RG da criança ou certidão de nascimento original.

VIAGENS INTERNACIONAIS

Em viagens internacionais temos o seguinte:

Viagens pela América do Sul (a exceção das Guianas e do Suriname) -> RG em bom estado e com foto recente é aceito.

Demais países -> O passaporte é obrigatório e, para países que exigem visto, você deverá providenciá-lo junto ao consulado do país para o qual irão viajar. 
Desde novembro de 2014 os passaportes passaram a ter a informação da filiação do portador, na página de identificação. Porém, se seu filho(a) tiver o documento antigo, lembre-se que será necessário levar também o RG ou certidão de nascimento para fins de comprovação de filiação.

VIAJANDO SEM UM DOS PAIS

Além da informação sobre a filiação no passaporte, desde novembro de 2014, também é possível desde esta data inserir uma autorização para que menores de 18 anos viagem com apenas um dos pais. Sem esta autorização, será necessário registrar uma permissão em cartório a cada viagem ao exterior e que deverá ser feita em 3 vias que serão assim distribuídas: aeroporto de origem / aeroporto de destino e uma via para acompanhar a criança.
Já em viagens nacionais, as crianças de até 12 anos de idade não precisam de autorização para viagem com um dos pais ou parentes de até terceiro grau, bastando apenas a comprovação de parentesco.

VACINA

Independente de viagens, a carteira de vacinação dos pequenos deverá estar sempre em dia.
Porém, se for viajar para áreas endêmicas, é sempre bom estar atento à vacina necessária para evitar possíveis problemas de saúde. Consulte o pediatra do seu filho para orientações sobre vacinação do(a) pequeno(a).

Link útil:
http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/ (site da Polícia Federal para agendamento de emissão do passaporte)

BOA VIAGEM!




segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Arrumando as Malas das Crianças!

Olá,


Vamos nos preparar para viajar?

Bom pessoal, a primeira coisa a fazer quando se viaja com criança é pensar no que levar na mala, principalmente quando se trata de crianças muito pequenas ou bebês.
Nós, quando nos tornamos mães, parece que nos é colocado um chip do exagero junto rsrsrsrrs. Falo isso por mim e por amigas que seguem o mesmo padrão.
Por isso, preparei uma lista de itens indispensáveis em uma viagem com criança. Vamos lá?


MALA A SER DESPACHADA:

- Roupas adequadas para o clima da cidade/país para onde vocês irão viajar. Lembrando que é sempre bom estar prevenido para as possíveis mudanças repentinas de clima.
- Fraldas suficientes para o início da viagem (1 pacote). Fraldas adicionais poderão ser compradas no local visitado, o que evita o volume desnecessário na bagagem.
- Pomadas para prevenção de assaduras (a sua marca favorita)
- Sapatinhos/chinelinhos/meinhas adequados para o clima clima da cidade/país para onde vocês irão viajar. Lembrando que é sempre bom estar prevenido para as possíveis mudanças repentinas de clima.
- Até 3 brinquedos que a criança goste para a distração nos momentos em que estiverem no hotel/pousada. Se forem brinquedos pequenos, é possível levar mais de 3. Quando falo 3 brinquedos, é pensando no espaço ocupado na bagagem.
- Produtos de higiene usados pela criança (shampoo, sabonete, condicionador, creme dental e escova de dentes específicos para a faixa etária, perfume, lenço umedecido, cotonete, kit manicure infantil - tesourinha, cortador...)
- Protetor solar, principalmente se vocês irão para um destino de praia. 
- Repelente indicado pelo pediatra, caso viagem para locais com grande incidência de mosquitos. Lembre-se de utilizar o repelente conforme indicação do pediatra do seu filho.
- Remédios de uso habitual da criança (febre, dor de ouvido, resfriado, ou qualquer outro remédio que a criança faça uso). NUNCA administre um mediamento sem orientação do pediatra.
- Travesseirinho e lençolzinho/cobertorzinho com os quais a criança esteja habituada a dormir, para minimizar ao máximo a sensação de "lugar estranho" ou "estou fora do meu cantinho".
- Se você é do tipo de papai/mamãe que costuma ler para seu filho, leve um livrinho que ele goste muito para as leituras antes de dormir, ou improvise uma contação de história. As crianças amam quando criamos historinhas ou contamos do nosso jeito um conto tradicional.


BAGAGEM DE MÃO:

- Mudas de roupa. A quantidade dependerá da duração do voo. 
- É sempre bom levar um agasalho pois, normalmente, a temperatura dentro da aeronave é mais baixa
- Fraldas para as trocas necessárias (De acordo com a duração do voo e o tempo de chegada ao hotel). Calcule 1 fralda para cada 3 horas, em média
Pomadas para prevenção de assaduras e lenço umedecido (a sua marca favorita)
- Vista o seu filho(a) de maneira confortável. Claro que queremos nossos filhos sempre bonitinhos. Mas esta é uma das situações em que o conforto dos pequenos deve ser levado bastante em consideração. E dá para ficar fofinho(a) e confortável ao mesmo tempo
- Leve um brinquedinho no voo. De preferência, evite brinquedos barulhentos em respeito aos demais passageiros
- É sempre bom ter um remédio para dor de ouvido e enjoo. Consulte o pediatra do seu filho(a) antes de viajar e busque orientação deste profissional
- Eu sempre levo um travesseirinho e um lençolzinho/cobertorzinho do JP no voo. Assim ele se sente mais confortável
- Caso a criança ainda mame, dê o peito na decolagem e aterrissagem. Caso faça uso de mamadeira, dê a mamadeira. Se for uma criança maior, é bom dar algo para ela mastigar. O movimento de sucção/mastigação ajudará a minimizar possíveis incômodos no ouvidinho. Com o João Pedro funciona!


No mais, é começar a pensar nos dias divertidos que vocês terão em família!



BOA VIAGEM!

Falou em viajar, João Pedro
já corre e pega a mala dele

sábado, 5 de dezembro de 2015

Apresentação

Olá papais e mamães,


Como primeira postagem, gostaria de me apresentar de modo breve.

Meu nome é Cristiane, sou turismóloga, empresária, tradutora, esposa do Adriano, mãe do João Pedro e uma eterna apaixonada por viagens.
Nos meus quase 20 anos na área de Turismo já trabalhei em agências de viagem e turismo, hotéis e navios de cruzeiro e hoje sou proprietária de um centro de qualificação para Hotelaria de Luxo Terrestre e Marítima, juntamente com meu marido, amigo, companheiro e grande incentivador 
Nas minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo, já conheci desde lugares tradicionais como Roma, Paris, Londres, Madri, Istamblul, São Paulo (onde morei por 5 anos), Salvador, Fernando de Noronha, Florianópolis, Manaus, Belém... a lugares ainda pouco conhecidos do grande público como Katakolon na Grécia, Dubrovnik e Cavtat na Croácia, Santa Lucia no Caribe, São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte,  e tantos outros lugares que valem a pena a visita. Somados chegam a quase 30 países e mais que o dobro de cidades.
Sou aquela amiga com a qual os pais e mães de plantão contam quando o assunto é viagem, principalmente viagem com os filhos.
A ideia do blog AS CRIANÇAS VÃO surgiu da minha paixão por viagens e de como inserir meu filho nestas viagens, para que ele também se divirta e aproveite cada minuto ao nosso lado. Ah, e claro, de um bom incentivo da família e de amigos que também amam viajar.
E então, você ama viajar e faz questão que suas crianças estejam presentes? Então este é o seu lugar.
Muito prazer em te conhecer. Seja bem-vindo (a), e sim AS CRIANÇAS VÃO!


João Pedro no Horto Florestal 
em São Paulo - SP